O Anuário Saúde Mental nas Empresas 2024 consiste no mais amplo estudo já realizado em relação a iniciativas e compromissos com a promoção da Saúde Mental dos 100 maiores grupos empresariais do Brasil, que conjuntamente registram cerca de 3 milhões de empregados e faturam quase 5 trilhões de reais.
O presente estudo é um marco de transparência, análise e classificação do quanto as empresas brasileiras investem de seu tempo, planejamento e recursos para enfrentar esse mal que, embora não raro oculto, tem um impacto profundo na qualidade da vida, do trabalho e da produção.
Nosso estudo é um ponto de partida para que se dê ao tema da preservação da saúde mental, de maneira preventiva e estrutural, o valor que ele merece, conforme indicam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) da Organização Mundial da Saúde (OMS).
-
O Brasil é o 1° do mundo em transtornos de ansiedade, além do 2º país das Américas com a maior prevalência de transtornos de depressão.
-
60% dos brasileiros afirmam que o trabalho é uma fonte de ansiedade, estresse e tristeza sendo que 72% dos que estão no mercado de trabalho sofrem de alguma sequela decorrente de estresse.
As empresas brasileiras não somente têm uma enorme responsabilidade na promoção da Saúde Mental como encontram nela um veio de crescimento, ganho de eficiência e compromisso com a população e o futuro das próximas gerações.
O Anuário visa ampliar o conhecimento da sociedade sobre o tema da saúde mental corporativa de incentivar o desenvolvimento, compromisso e divulgação com as melhores práticas na área.